Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAR
11

Bibliotecárias exercem importante papel na construção do conhecimento nas escolas de Contagem

Sexta, 11/03/2022
Educadores

No dia 12 de março é comemorado o Dia do(a) Bibliotecário(a), responsável pela organização da informação e construção do conhecimento nas escolas. Também é aquele(a) que presta apoio às propostas pedagógicas e auxilia o trabalho de leitura, além de fazer o acompanhamento dos(as) estudantes e das pesquisas nas bibliotecas.

A Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Seduc) realizou, em 2022, o concurso público onde foram nomeadas quatro novas bibliotecárias para o Programa de Leitura “Contagem das Letras”, iniciativa da Secretaria de Educação – Seduc.

   

Joana Silva e Karla da Cunha, bibliotecárias recém nomeadas em concurso público da Educação

As concursadas recém chegadas, Joana Silva e Karla da Cunha, afirmam que foram “muito bem acolhidas” e falam das expectativas no ambiente de trabalho. “Estamos entusiasmadas e com muitas ideias e projetos para serem implementados ao longo do ano”, destacou Joana Silva.

Já para Karla Cunha, as perspectivas “são grandes” quanto ao trabalho no programa de leitura de Contagem. “Pretendo contribuir com os conhecimentos que adquiri durante a graduação e aprender também com toda a Rede de Ensino do município”, disse.

A coordenadora Daniela Menezes também afirmou que espera exercer juntamente com as novas concursadas “um trabalho de cidadania”. “Que possamos juntas contribuir de fato para a construção da leitura e do aprendizado em toda Rede e, acima de tudo, na Educação”, concluiu.

Programa de Biblioteca e Leitura – Contagem das Letras

No ano de 2021 o Programa de Biblioteca e Leitura “Contagem das Letras” completou 15 anos. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, instituído em 2006, com vistas a contribuir com as políticas públicas de leitura da cidade, por meio das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino de Contagem. Ao longo desses anos várias ações foram desenvolvidas para possibilitar o acesso à leitura, formação continuada de leitores e promoção de práticas leitoras.

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra